Pesquisar no Blog
Dica da Nutri

Percepção de fome após a cirurgia bariátrica – não ignore os sinais do seu corpo

Um dos principais medos dos pacientes após a cirurgia bariátrica é voltar a sentir fome. Isso porque, especialmente na cirurgia de bypass gástrico, a sensação de fome diminui nos primeiros meses de cirurgia, por uma alteração na produção de hormônios intestinais. Porém, aos poucos a sensação de fome vai retornando, e é importante que isso aconteça, afinal, estar com fome significa que o organismo está precisando de energia para desempenhar suas funções. A fome é um sinal fisiológico que indica saúde, assim como os sinais de sede ou o sono.

Respeitar a fome fisiológica não leva ao ganho de peso, ao contrário, o metabolismo  acelera através do maior fracionamento das refeições, aumentando o gasto de energia. O que pode levar ao ganho de peso é comer mesmo sem fome física, ou até a própria confusão entre fome e vontade de comer (geralmente específica, sem sinais físicos para se alimentar). Ou seja, o que leva a engordar não é a fome em si, e sim o comer mesmo na ausência dela.

É essencial que você não ignore os sinais de fome, que podem ser desde uma dorzinha de cabeça, sensação de cansaço ou baixa de energia, o estômago roncando e até irritabilidade. Tudo isso, associado a algum tempo desde a última refeição. Ao perceber a fome é importante que se coma de acordo com ela.  Ao ignorá-la ou pular uma refeição, é muito provável que na próxima vez que for comer, você o faça sem atenção, em maior quantidade e procure por alimentos mais calóricos que tragam uma energia mais rápida (geralmente ricos em açúcar e gordura).

Reflexões: Você tem respeitado a sua fome? Se você fosse dar uma nota para sua  fome agora, qual seria?

 

Marcela Gallo
Nutricionista – CRN 3 55571

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *