Pesquisar no Blog
Dicas

Dicas de como organizar a rotina alimentar na volta às aulas e trabalho

O período de férias pode trazer uma mudança em relação à rotina, alterando horário das refeições, a qualidade da alimentação e até questões relacionadas ao planejamento e organização da alimentação.

É normal que seja mais fácil se organizar sem a rotina corrida do trabalho, aumentando o tempo em família e possibilitando experimentar novas receitas e preparações.

Porém, mesmo durante a rotina de trabalho, é primordial darmos à alimentação o espaço e atenção que ela merece, como parte essencial de nossas vidas. E para isso, gostaria de trazer algumas dicas:

  1. Organize as atividades da sua rotina (incluindo rotina da casa, trabalho, escola, alimentação, etc) por ordem de prioridade, aquilo que é importante e urgente deve ser feito primeiro. Aquilo que não é urgente, ou não é importante, pode ser realizado mais tarde
  2. Comece a delegar algumas atividades para outras pessoas da família. Lembre-se que todos podem ajudar no preparo das refeições, por exemplo, seja higienizando frutas e legumes ou ajudando a colocar a mesa.
  3. Use as redes sociais para buscar receitas nutritivas que você gostaria de preparar ao longo da semana. Outra opção é resgatar as receitas de família, converse com as avós, pais, tios, etc. Se você tem crianças em casa, uma boa opção é buscar ideias de lanches nutritivos para levar na escola também.
  4. Faça uma lista de compras prévia, você pode até usar opções de listas pré montadas com grande variedade de alimentos in natura e grifar aquilo que gostaria de comprar naquela semana.
  5. Nessa lista, coloque alimentos nutritivos que você gosta, mas não tem o costume de comprar.
  6. Procure planners ou aplicativos de organização. Sempre que temos o estímulo visual das atividades que já fizemos e das que necessitam ser concluídas, temos maior satisfação e motivação em manter as mudanças alimentares.
  7. Tenha uma rotina para prática de atividade física – defina quais dias e períodos seriam melhores para você e comece. Não precisa começar com metas muito difíceis, comece passo a passo, se quiser, chame alguém para praticar com você.
  8. Reserve ao menos uma refeição ao dia para comer em família e com atenção plena. Alguns estudos mostram que isso melhora a conexão entre as pessoas e pode inclusive ter impacto na melhora do rendimento escolar das crianças.
  9. Não faça restrições que não poderão ser seguidas a longo prazo. É sempre mais interessante focar primeiro no que pode ser acrescentado à alimentação do que em restrições severas.
  10. Resgate a atenção aos seus sinais de fome (diferenciando da fome emocional) e saciedade. Se precisar, busque um nutricionista para te auxiliar nesse processo.

 

Marcela Gallo Oliveira – Nutricionista – CRN 3 55571

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *