Pesquisar no Blog
Saúde

Cuidar da saúde está entre as suas metas para 2023?

Quero aproveitar o último artigo deste ano para fazer uma pergunta: o que você fez pela sua saúde em 2022?

Não é raro a pessoa só se dar conta de que precisa cuidar da saúde quando começa a perdê-la. Mas o fato é que a melhor forma de cuidar da saúde é fazendo a prevenção. Portanto, se você é daquelas pessoas que fazem promessa para o novo ano, inclua o “cuidar-se”. E se você não é da turma da promessa, coloque o “cuidar-se” como uma prioridade para o ano que vai se iniciar.

Para isso, vou dar algumas dicas:

– Hábitos de vida saudáveis previnem doenças. Muitas! Diversos estudos em todo o mundo apontam que alimentação balanceada, atividade física e controle do peso são primordiais para evitar muitas doenças, inclusive câncer. Portanto, comer bem, praticar atividade física regularmente e ficar dentro do peso ideal, levando em conta a sua altura, não são atitudes estéticas, mas de saúde.

– Vá ao médico. Mesmo que não tenha qualquer sintoma, faça exames anuais. Procure um clínico geral, que poderá fazer o encaminhamento a especialistas, se for o caso. Qualquer doença descoberta precocemente tem mais chance de cura. A maior parte das doenças graves, quando apresenta sintomas, já está em fase adiantada, piorando o prognóstico.

– Não se automedique! Há uma linha tênue entre o remédio fazer bem e fazer mal. Por isso, é importante consumi-lo apenas com indicação médica.

– Reserve bons momentos para você. Fazer algo que goste, estar ao lado de pessoas que ama, priorizar o lazer são fundamentais. É uma forma de controlar o estresse, que causa tantos problemas para a nossa saúde.

– Todos nós precisamos trabalhar, mas encare o trabalho como parte da sua vida, e não como a única coisa que existe nela. Divida seu tempo. Ter equilíbrio é muito importante para a nossa saúde.

– Faça exames regulares, ouça seu médico.

Por mais que pareça senso comum, quando temos saúde, conseguimos driblar as outras adversidades do dia a dia. Nem sempre podemos evitar problemas, mas podemos escolher a forma como eles devem ser encarados e dar a eles a importância que têm.

Desejo a você e à sua família, um feliz e abençoado Natal. Que as coisas ruins de 2022 sejam apenas aprendizados para os novos desafios. E que o próximo ano seja repleto de proteção, amizade, amor, alegrias, conquistas e, claro, saúde!

 

Artigo por Dr. Admar Concon Filho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *