Pesquisar no Blog
Obesidade Saúde Tratamentos

Estudo – Exercício físico mantém benefício da cirurgia bariátrica para a saúde

Sabemos que o exercício físico como estilo de vida é fundamental para nossa saúde. E é ainda mais importante para manter os benefícios à saúde conseguidos pela cirurgia bariátrica.
É o que comprova pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). No estudo, mulheres obesas que passaram pela cirurgia e realizaram treinamento físico supervisionado ampliaram a sensibilidade à insulina, reduziram a inflamação e melhoraram a saúde dos vasos sanguíneos.
Desse modo, o exercício reduziu os riscos de doenças associadas à obesidade, como diabete, hipertensão e aterosclerose, ampliando os ganhos obtidos com a redução do peso corporal.

Segundo o professor Bruno Gualano, da FMUSP, um dos líderes da pesquisa, “O estudo comprova que se não houver mudança no estilo de vida, os efeitos positivos podem se perder muito rapidamente, mesmo que haja redução drástica de peso. O exercício tem um efeito discreto sobre o peso corporal, mas apresentou efeitos sistêmicos favoráveis que podem prevenir doenças cardiovasculares associadas à obesidade.”

Confira o estudo no Jornal da USP:

Exercício físico mantém benefício da cirurgia bariátrica para a saúde

Uma resposta para “Estudo – Exercício físico mantém benefício da cirurgia bariátrica para a saúde”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *