Pesquisar no Blog
Cirurgia Bariatrica Nutrição Pós-Operatório

Fiz cirurgia bariátrica, engravidei, e agora?

A recomendação adequada para a gestação após a cirurgia bariátrica deve ocorrer após 12 ou 18 meses após o procedimento.
Ou seja, após a grande perda de peso que ocorre durante  esse período. A adesão a essa recomendação é importante para evitar deficiências nutricionais de macro e micronutrientes , ou seja de nutrientes importantes na fase da gestação. Como sabemos, e já discutimos anteriormente existem diversas técnicas cirúrgicas, e independentes da técnica ocorrem alterações na absorção dos nutrientes, além do mais as técnicas também tem o objetivo de reduzir a capacidade gástrica, o que limita bastante a quantidade de alimentos ingeridos.

Portanto, é de extrema importância o acompanhamento nutricional nessa fase. O nutricionista é o profissional responsável, em orientar um plano alimentar adequado para a gestante nas diversas fases da gestação,  contendo os macro e micronutrientes necessários, além da suplementação de vitaminas e minerais específicos e suplementos alimentares se necessário.

Esse acompanhamento e planejamento deve ser individualizado,portanto  é importante comparecer a consulta nutricional e levar sempre os exames laboratoriais para análise.

O nutricionista irá adequar as refeições diárias de acordo com: idade da gestante, tempo de cirurgia, técnica cirúrgica realizada, peso no início da gestação, peso perdido ,  prática de atividade física, e se existe alguma doença associada . Irá analisar e adequar as orientações nutricionais aos  hábitos alimentares atuais, número de refeições diárias, qualidade alimentar.

Não podemos deixar de relatar aqui a necessidade aumentada de alguns nutrientes nessa fase. O primeiro dele são as proteínas ( carnes magras, aves, peixes, ovos, leite e derivados, feijões) além de incrementarmos também a oferta de alimentos ricos em ferro, pois a demanda na gestação está aumentada. E não menos importante, são as vitaminas do complexo B, zinco, acido fólico, cálcio.   Atenção especial a gestante, se apresentar vômitos ( falta de mastigação adequada) pois pode apresentar deficiências de vitaminas e minerais mais acentuadas.

Todos os grupos alimentares são importantes na gestação, atenção especial a qualidade dos vegetais, sendo os  verde escuros  ricos em ferro e cálcio,além de  cereais integrais, frutas e hidratação com água.  Os novos hábitos alimentares adquiridos ao longo do primeiro ano após a cirurgia devem permanecer.

A deficiência mais frequente na gestante pós bariátrica é o ferro , levando a anemia ferropriva, que será tratada com reforço alimentar e da suplementação medicamentosa , atenção especial deve ser dada ao cobre quando ocorre uma suplementação de ferro.

Com relação ao ganho de peso, a gestante não deve ultrapassar a quantidade de peso  de uma gestante  sem cirurgia bariátrica.  Esse controle deve ser feito regularmente, juntamente com a  suplementação indicada e avaliação dos exames necessários.

É claro, não podemos esquecer o período da amamentação, que deve ser incentivado, sempre lembrando a necessidade da reposição das deficiências de micronutrientes específicos para cada paciente.

 

Célia Beleli- Nutricionista do GCBV e Nutricionista Mestre em Ciências pela Faculdades de Ciências Médicas- UNICAMP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *