Pesquisar no Blog
Recidiva do peso

Plasma de Argônio – tratamento para recidiva de peso após a cirurgia bariátrica

A recidiva de peso atinge entre 20% e 25% dos pacientes que fazem a cirurgia bariátrica. Na maioria dos casos, isso acontece porque o paciente não muda seus hábitos de vida ou muda por um período, mas com o tempo, retoma os velhos hábitos de vida, como consumo exagerado de carboidratos e sedentarismo. No entanto, há casos em que ele pode ter algum problema físico mesmo, como aumento do diâmetro da anastomose gastrojejunal.

A anastomose gastrojejunal é a emenda entre o pequeno novo estômago e o intestino delgado. O ideal é que essa emenda seja estreita o suficiente para que o esvaziamento do estômago seja lento, dando uma sensação de saciedade precoce para o paciente para que ele diminua a ingestão de alimentos e, consequentemente, reduza seu peso. Em alguns casos, essa emenda aumenta de tamanho e, com o esvaziamento rápido do estômago, a pessoa tende a sentir mais fome e a comer mais do que deveria, o que acaba colaborando para uma recidiva de peso.

Quando isso acontece, é possível fazer um tratamento com Plasma de Argônio, que é uma cauterização, realizada através de endoscopia, para diminuir o diâmetro da anastomose gastrojejunal. Este tratamento é indicado para pessoas que fizeram cirurgia bariátrica em Y de Roux (Cirurgia de Capella, Cirurgia de Fobi-Capella ou Bypass Gastrointestinal) sem anel e não conseguiram atingir o peso desejado ou tiveram reganho de peso acima de 10% do peso mínimo atingido.

A aplicação do Plasma de Argônio é um procedimento ambulatorial, realizado pelo médico endoscopista, com auxílio de um anestesista, sob sedação anestésica. Não é utilizada anestesia geral. Em média, três sessões, aplicadas com intervalo de 1 a 2 meses, são suficientes. Há casos de pacientes que precisam de mais, mas tudo isso é avaliado de forma individual.

Antes da primeira sessão, o paciente deverá passar por uma consulta com o cirurgião e com a nutricionista, já que terá de ser submetido a uma dieta restritiva nos primeiros dias após o procedimento. Na primeira semana, fará uma dieta líquida e, na segunda, a pastosa. Isso é necessário para evitar um sangramento no local da aplicação e facilitar uma boa cicatrização. Após esse período, a alimentação é normal.

Não é possível afirmar qual será a perda de peso após a aplicação do Plasma de Argônio, mas a literatura aponta que ela pode chegar a 50% do excesso de peso atual ou a 70% do peso que a pessoa reganhou após a cirurgia. O resultado depende muito de uma alimentação saudável e de atividades físicas.

Para saber mais, entre em contato conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *