Pesquisar no Blog
Exames endoscópicos

Exames endoscópicos do aparelho digestivo: quais são e quando são indicados

Uma das maneiras mais eficientes de avaliar o aparelho digestivo são os exames endoscópicos. Existem quatro opções: endoscopia, colonoscopia, enteroscopia de duplo balão e enteroscopia por cápsula endoscópica. Cada um realiza um tipo de exame e em locais diferentes do aparelho digestivo. Você sabe quais as diferenças entre eles e em quais casos são indicados?

O médico endoscopista Admar Concon Filho, que é membro titular e especialista pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, Colégio Brasileiro de Cirurgiões e Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, explica qual o papel de cada exame e quando ele deve ser indicado.

Endoscopia
A endoscopia digestiva alta é um exame realizado para visualizar, com uma câmera, toda a parte superior do trato gastrointestinal, que é composta pelo esôfago, estômago e duodeno (parte inicial do intestino).  “Através deste exame, podemos detectar úlceras, refluxos e fazer pesquisas de bactérias e outras doenças que acometem esses órgãos”, explica o médico. Para realizá-lo, é feito um preparo simples, que consiste, basicamente, em um jejum de pelo menos oito horas. Mas cada clínica passa essas orientações ao paciente no momento do agendamento.

Normalmente, a endoscopia é indicada para pessoas que apresentam dor no estômago, azia, má digestão ou dor abdominal há algum tempo. Ela também é importante em casos de perda de peso sem motivo aparente, de dor ao engolir o alimento, dificuldade para o alimento descer após ser engolido ou histórico de doenças graves na família, como câncer de estômago ou de esôfago.

“No dia do exame, o paciente recebe uma sedação para dormir e não sentir nenhum desconforto durante ou após o procedimento. Essa sedação pode ser feita pelo próprio médico endoscopista ou por um anestesiologista. Quando feita pelo endoscopista, ela costuma ser um pouco mais leve. Quando feita pelo anestesiologista, ela é mais profunda”, diz.

Colonoscopia
A colonoscopia é um exame indolor e também realizado com o paciente sob sedação anestésica, portanto, ele não vê nada. Para fazê-la, é necessário um preparo que, na maioria das vezes, começa 48 horas antes, com uma alimentação mais leve, depois uma dieta líquiada e ingestão de remédios laxativos para que, na hora do exame, o intestino esteja limpo e permita uma boa visualização do órgão. “Ela avalia a parte final do intestino, que é o intestino grosso, e de 10 a 20 centímetros da parte final do intestino delgado”, comenta Concon.

No dia do exame, o paciente fica deitado de lado e sedado. Atualmente, para maior segurança dos pacientes, a sedação é feita por um médico anestesiologista, salvo em casos em que não há cobertura do convênio para este profissional. Após a sedação, o médico endoscopista introduz o colonoscópio pelo ânus do paciente. Além de examinar o intestino e o cólon, também é possível fazer a retirada de pólipos e enviá-los para um exame anatômico patológico, que vai avaliar se são benignos ou malignos. No final do exame, o paciente é encaminhado para uma sala de recuperação, até que esteja acordado e possa ser liberado.

Uma das maneiras mais eficientes de prevenir o câncer de intestino, a colonoscopia deve ser feita por todas as pessoas a partir dos 50 anos de idade. Quem tem caso de câncer colorretal na família deve começar a fazer este exame 10 anos antes da idade que tinha o parente mais jovem quando descobriu a doença, ou seja, se este familiar teve câncer com 45 anos, você deve começar a fazer a colonoscopia aos 35 anos. A periodicidade do exame vai depender dos resultados, por isso, é importante sempre ter acompanhamento médico.

 

Cápsula Endoscópica
A Cápsula Endoscopia ou Enteroscopia por Cápsula Endoscópica é um exame feito no aparelho digestivo para analisar, principalmente, o intestino delgado, um órgão que possui de três a sete metros e não é visualizado através da endoscopia e da colonoscopia. Ela é uma cápsula, do tamanho de uma vitamina ou de uma pílula grande, com uma câmera dentro. O paciente engole esta cápsula, que percorre o aparelho digestivo e vai fotografando todo o percurso. As fotos são enviadas para um aparelho, preso a um cinto, que fica com o paciente durante o exame, em torno de oito horas.

A Cápsula Endoscópica é indicada para pacientes com quadro de anemia crônica por perda de sangue através do aparelho digestivo, mas que a endoscopia e a colonoscopia são normais, portanto, não indicam o local do sangramento. “Nós chamamos isso de sangramento de origem obscura. A Cápsula Endoscópica vai avaliar o intestino delgado para verificar se há uma hemorragia digestiva média. Ela também é indicada para pacientes com suspeita de doenças inflamatórias no intestino delgado, algo tipo de enterite, ou de pólipos na mesma região”, esclarece o médico.

Para este tipo de exame, não é necessário fazer uma sedação anestésica. “O paciente deglute a cápsula e fica na clínica em observação para verificarmos se a cápsula chegou ao intestino delgado. Caso isso não aconteça, nós fazemos uma endoscopia para direcioná-la”, comenta. Na sequência, o paciente é liberado para ir para casa. Ele retorna depois de seis a oito horas para entregar o gravador com as fotos. “Daí nós vamos analisar, em computador, as imagens que foram capturadas, para verificar se existe alguma doença, lesão ou patologia”, diz Concon. A cápsula será eliminada naturalmente nas fezes. Ela não precisa ser recuperada. O preparo para o exame é muito semelhante ao da colonoscopia.


Enteroscopia de duplo balão
Este também é um exame para avaliar o intestino delgado, realizado de uma forma bem semelhante à endoscopia e à colonoscopia. Além de avaliar o órgão, ele permite a realização de algumas intervenções terapêuticas, como a retirada de pólipos, que não é possível com a Cápsula Endoscópica. Possui as mesmas indicações da Cápsula Endoscópica.  Pode ser indicado, ainda, para avaliar o estômago excluso no paciente que faz o método by-pass da cirurgia bariátrica.

Existem dois tipos de enteroscopia de duplo balão. “A anterógrada, feita pela boca, em que avaliamos o esôfago e o estômago, passamos pelo duodeno e entramos pelo intestino delgado. Vamos caminhando o máximo que nós conseguimos, de dois a três metros. Se nós não atingirmos nenhuma lesão que justifique esse sangramento digestivo, em um outro dia, fazemos a enteroscopia retrógrada, via anal, em que começamos por uma colonoscopia, entramos pelo intestino delgado na parte final, pelo íleo terminal e subimos até o ponto mais proximal possível, normalmente, de dois a três metros também”, explica Concon. Os dois exames são realizados sob sedação anestésica.

4 respostas para “Exames endoscópicos do aparelho digestivo: quais são e quando são indicados”

    • Bom dia! Pode saber mais informações se o procedimento ou especialista que busca possui cobertura pelo seu convênio, pode entrar em contato conosco pelo telefone: 19 3869-1222 ou whatsapp 19 99775-2562. Obrigada!

  1. Prezado Dr.
    Imagine um livro ou e-Book abordando temas da sua especialidade direcionado ao público leigo e com seu nome na capa.
    Assim vai gerar autoridade e compartilhar o conhecimento, além de fidelizar e gerar novos pacientes, entre outros benefícios, como fazem as maiores referências médicas do Brasil e exterior.
    Desenvolvemos todo o conteúdo a partir de informações recebidas com agilidade e custo bem razoável, podendo marcar uma data especial ou prestar homenagem inesquecível, inclusive póstuma. Vale lembrar que muitos dos nossos projetos são patrocinados.
    Somos uma editora com 41 anos de experiência e posso enviar exemplos de livros e e-Books produzidos para médicos.
    Fazemos também textos para redes sociais ou quaisquer outras finalidades.
    Obrigado e até breve!
    Oscar Silbiger / Diretor
    Vida Escrita
    Av. Rotary 125
    Campinas / SP
    Tel.: (19) 99217-7849

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *