As sementes são ricas em fibras, muito nutritivas, possuem em sua composição gorduras boas como o ômega 3 que trazem vários benefícios ao nosso organismo. Você pode incluí-las no café da manhã ou até em alguma outra refeição do dia, como salpicada em uma salada ou no omelete.
A seguir, alguns tipos de fibras e seus benefícios:
-Sementes de chia : Rica em fibras e proteínas. No estômago, forma um gel que diminui o esvaziamento gástrico ,aumentando assim a saciedade. Possui ômega 3, antioxidantes que auxiliam na imunidade . Sugestão de uso: triturada ou hidratada em iogurtes, frutas,
-Semente de girassol : Fonte de ácido fólico, magnésio e potássio. Tem ação anti-inflamatória, protetora do coração. Ideal para colocar em shakes, frutas, panquecas e enriquecer granolas ou até salpicar em uma salada.
-Semente de Gergelim: Rica em cálcio, vitamina E. Auxilia no controle do colesterol e pressão arterial . Fica uma delicia em ovos, pães, panquecas, saladas .
-Semente de abóbora: Rica em proteína, zinco e magnésio . Tem ação na melhora da saciedade e imunidade . Boa opção para colocar em frutas, iogurtes.
-Semente de linhaça: Rica em lignanas, substância que auxilia na redução do colesterol , melhora das alterações hormonais (TPM) , excelente para auxiliar na função intestinal . Você pode usar salpicada em frutas, ou deixá-la de molho em água por 2h e usar em sucos, shakes, iogurte.
Se você não tem o hábito, inicie com pequenas quantidades e faça as variações sugeridas acima, você verá que delicia e seu organismo, com certeza irá agradecer!!!
Celia Beleli
Nutricionista Clínica Concon
Deixe um comentário