Pesquisar no Blog
Obesidade Saúde

Microbiota intestinal – Você sabe o que é e como ela pode estar relacionada à obesidade?

A microbiota intestinal tem papel importante na regulação do peso corporal, além de outras funções importantes na saúde do indivíduo.

Estudos recentes tem demonstrado a diferença da microbiota intestinal de obesos e pessoas com peso estável.   Uma microbiota descompensada, é capaz de extrair mais energia dos alimentos  levando a um aumento do peso  . Por exemplo, uma microbiota intestinal alterada como de um indivíduo obeso, pode retirar energia até dos vegetais  , o que demonstra  uma alteração no processo  metabólico de produção e  armazenamento  energético  pelo organismo, aumentando  assim os depósitos de gordura corporal . Ou seja, qualquer tipo de alimento torna-se extremamente calórico, até mesmo a  alface, diferente do indivíduo magro.

A diferenciação da microbiota intestinal começa  desde o nascimento: tipo de parto ( o normal é mais benéfico para flora intestinal do indivíduo), amamentação, alimentação ao longo da infância e ao longo da vida adulta.

Vários fatores podem alterar a composição da microbiota, ou seja o tipo de bactérias intestinais: Uma alimentação com vegetais, frutas , alimentos fontes de carboidratos com fibras,  iogurtes  além de pouca gordura na alimentação só trarão benefícios à essa microbiota.

E o que pode destruir nossas bactérias boas? Alimentação com pouca quantidade de fibras, alimentos processados e ultra processados, embutidos , refrigerantes, corantes, fast food , e ausência de frutas e vegetais na alimentação diária.

Portanto, é fundamental para a saúde da nossa microbiota intestinal  e os benefícios que ela nos traz,que fiquemos  atentos à qualidade da nossa alimentação.

Outro fator importante, como citado é manter uma rotina alimentar diária, principalmente tomar o café da manhã. Você não precisa  necessariamente cronometrar sua alimentação para comer a cada 3h. Mas tente se alimentar em intervalos não superiores a 3,5h ou 4h.

E claro , não menos importantes o efeito visual. Existe um ditado que traduz essa questão: “Longe dos olhos, longe da boca” E realmente ele procede. Tente manter somente os alimentos saudáveis  no campo de sua visão, assim ficará mais fácil você aderir  a uma melhor qualidade alimentar  na sua rotina diária.

Vamos colocar em prática? Nosso organismo  agradece!

Célia Beleli- Nutricionista Mestre pela FCM- UNICAMP  e Nutricionista do GCBV.

 

Para saber mais:

Cinco fatores que podem estar te fazendo engordar sem que você saiba o porquê ( Portal G1/ Bem Estar / BBC Brasil – 30/04/18)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *