Pesquisar no Blog
Obesidade

Obesidade Infantil – Como a família pode contribuir para a prevenção e o tratamento?

É possível prevenir a Obesidade Infantil?

Como a família pode contribuir para o tratamento de crianças obesas ou com sobrepeso?

Essas e outras questões permeiam as famílias quando o assunto é a saúde dos filhos. Sabe-se que a Obesidade é uma doença multifatorial e  que possui muitas causas, Assim, além do fator hereditário, o estilo de vida e o ambiente em que as crianças vivem também devem ser considerados na prevenção e tratamento dessa doença.

“Crianças em geral seguem os exemplos alimentares que cotidianamente lhes são apresentados”, ´reforça a pediatra Dra Ana Escobar e que deixa, na Semana da Criança, uma reflexão para os pais que desejam evitar a obesidade infantil ou contribuir para o tratamento de seu filho e que podem ser aplicadas e lembradas todos os dias:

Se você deseja que seu filho obeso ou com sobrepeso perca peso, faça antes estas 5 perguntas para você mesmo e reflita bem sobre suas respostas:

  1.  A família, inclusive irmãos, estão, de verdade, dispostos a mudar hábitos de vida e alimentação junto com a criança que está com sobrepeso ou obesidade? Sabiam que quem faz dieta é a família?
  2.  Vocês estão dispostos a almoçar e/ou jantar juntos todos os dias?
  3. Vocês têm o hábito de praticar exercícios físicos?
  4. Vocês conseguem fazer um lanche saudável, fresquinho e gostoso todos os dias para seu filho levar para a escola? Seu filho está ciente de que vai levar lancheira e não deve “devorar” o lanche alheio?
  5.  Vocês estão dispostos a comprar uma briga para limitar o uso de computador, videogame e TV no máximo  2 horas por dia?

Confira a matéria na íntegra:

Excesso de peso é hereditário? ( Portal G1 / Bem Estar – 09/10/17)

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *