Pesquisar no Blog
Congresso

Atualizações sobre Nutrição no XXII Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica

O XXII Congresso  Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, aconteceu de 27 a 29 de outubro, em Salvador- Bahia. É o maior evento do Brasil, em Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

Esse ano abordei o tema “Cálcio e Vitamina D, o que há de novo com relação à suplementação”.  Participar de grandes eventos, exige de nós profissionais, dedicação, estudo e preparo, afinal somos formadores de opiniões, sempre discutimos novos protocolos, conceitos e podemos estabelecer novas condutas, que sempre enriquece nossa prática clínica.

O Congresso contempla todos os profissionais envolvidos com a Cirurgia Bariátrica: Cirurgiões, nutricionistas, psicólogos, educador físico, psiquiatras, dentre outros. Farei aqui um breve resumo dos pontos mais importantes discutidos da minha área, a Nutrição.

Um ponto muito discutido e com bases científicas, foi a importância da manutenção da suplementação polivitamínica após a cirurgia, em todas as técnicas, sem exceção e para toda a vida. O paciente não tem “alta” da suplementação, e sabemos que alguns pacientes tem o hábito de suspender os suplementos. Além da suplementação de rotina, o cálcio , vitamina D , vitamina B12, são fundamentais (extra polivitamínico) , assim como o ferro para mulheres jovens.

Outro ponto abordado foi a importância de manter uma alimentação com uma quantidade expressiva de vegetais e frutas, para manutenção da flora intestinal boa. Ela tem uma expressiva relação com a manutenção de peso perdido, e não é por causa das baixas calorias, mas sim para evitar o estado inflamatório que ocorre com excesso de peso. A microbiota intestinal após a cirurgia fica alterada para muito melhor , por causa de mudanças hormonais que ocorrem após os procedimentos cirúrgicos . Brinco que, o paciente após a cirurgia emagrece e ganha de bônus uma nova microbiota intestinal. Mas que, ela pode voltar a ficar ruim com o consumo de alimentos fontes de gordura, embutidos, açúcares, refrigerantes, bolos , doces e ausência do grupo de vegetais e frutas, dentre outros cuidados nutricionais.

Alguns outros temas abordados de igual relevância:

  • Atleta após a cirurgia bariátrica
  • Compulsão alimentar- O comer consciente após a cirurgia
  • Oficina gastronômica na prevenção de deficiências nutricionais
  • Queda de cabelo após a cirurgia.
  • Super crescimento bacteriano do intestino – como fazer o manejo nutricional .

Enfim, foram dias intensos de muito estudo, troca de experiências e o mais importante, vir carregada de novos conhecimentos, para aplicar na prática clinica com os pacientes. E não podia deixar de citar, a hospitalidade do povo da Bahia, e a excelente organização da SBCBM.

 

Até a próxima pessoal!

Célia Beleli
Nutricionista do GCBV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *