Pesquisar no Blog
Cirurgia Bariatrica

Cirurgia Bariátrica – Para quem é, os benefícios de perder peso e como mantê-lo.

Muitas pessoas acreditam que a cirurgia bariátrica é indicada apenas a pessoas muito obesas. Na verdade, o peso do paciente, utilizado para calcular o IMC ( Índice de Massa Corpórea),  é apenas um dos critérios de indicação para a cirurgia,

Hoje em dia, leva-se muito em conta também a  saúde do paciente. Uma vez que a obesidade, se não tratada inicialmente, pode levar a comorbidades e complicações cada vez maiores,  o que compromete a qualidade de vida atual e principalmente futura do paciente.

Por isso, pacientes com IMC acima de 35 Kg/m2² mas com doenças associadas como hipertensão arterial, diabetes, colesterol elevado,  doenças articulares , respiratórias , gordura no fígado ( esteatose hepática), por exemplo já podem ser indicados à cirurgia bariátrica e beneficiados por ela.

A cirurgia bariátrica tem esse objetivo – melhorar a qualidade de vida do paciente,, uma vez que também colabora para que o paciente deixe de ter as doenças associadas à obesidade, apresentando uma expectativa de vida muito maior.

Porém, após a realização da cirurgia é necessário atenção, dedicação e comprometimento do paciente nas novas rotinas e hábitos, entendendo a importância de viver esse novo estilo de vida, pois caso contrário, o paciente pode voltar a recuperar parte do peso eliminado, o que chamamos de recidiva da obesidade.

A obesidade é uma doença crônica, com diversas causas. Por isso, é fundamental que o paciente, após a cirurgia bariátrica, mantenha seu acompanhamento pós-operatório com os profissionais da equipe multidisciplinar em dia, seguindo as orientações, o que favorece com que ele diminua a possibilidade de apresentar uma recidiva do peso.

*Para calcular seu IMC, preencha seus dados na calculadora de IMC em nosso site:

https://www.clinicaconcon.com.br/cirurgia-bariatrica/calcule-seu-peso-ideal

Para mais informações, conte conosco.

 

*Informações e imagem: Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *