Pesquisar no Blog
Cirurgia Bariatrica

Cirurgia bariátrica: A segurança, o pós-operatório e outras dúvidas

Quando falamos em Cirurgia Bariátrica para uma das opções no tratamento da obesidade, alguns pacientes pensam sobre a segurança do procedimento. Será que é seguro? tem riscos? Essas são algumas dúvidas que permeiam o processo de decisão.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), a Cirurgia Bariátrica é uma cirurgia muito segura, inclusive tanto ou mais segura quanto outros procedimentos cirúrgicos.

Buscar um profissional qualificado, experiente e especialista membro da SBCBM é um dos pontos importantes para que o paciente tenha confiança em todo o processo, começando pelo profissional e equipe que escolheu para essa importante decisão.

O cirurgião avaliará se o paciente possui as indicações para a cirurgia, avaliará as condições clínicas , exames e orientará sobre todos os passos.

De acordo com a SBCBM, as contraindicações para a cirurgia bariátrica são poucas

Pós-Operatório

A Cirurgia deixa a pessoa fraca e debilitada? 

Pacientes em processo de decisão pela Cirurgia Bariátrica tem interesse em saber como será o pós-operatório, se ele ficará fraco, como será a alimentação e sua recuperação…

Na verdade, a tendência é a recuperação ser cada vez melhor e o paciente já perceber a sua qualidade de vida e saúde aumentar a cada dia. Amarrar o Tênis, subir lances de escada, cruzar a perna, são exemplos de conquistas que aos poucos os pacientes que antes não conseguiam fazer devido à obesidade, aos poucos já conseguem.

Compulsão

É verdade que o paciente troca a compulsão por comida por outro problema? 

Alguns pacientes obesos chegam a sofrer de compulsão por comida, e uma de suas preocupações ao decidir pela cirurgia bariátrica é saber se essa compulsão será controlada ou se ela será trocada por outra.

Na verdade, esse é um mito.

Um paciente bem acompanhado pelo psicólogo durante o pré e pós operatório entenderá seu momento, suas mudanças e compartilhará isso com o profissional, que estará o apoiando e orientando.

Alguns pacientes, por exemplo, em função do emagrecimento pós-bariátrica percebem que estão comprando mais…mas essa ação não precisa ser vista como compulsão, e sim , uma consequência de sua nova auto estima, eles emagrecem, suas roupas pré-cirurgia já não servem mais, o que leva os pacientes a comprarem novas roupas, mas  isso está muito longe de ser uma compulsão, conforme ressalta Dr.Marcos Leão Vilas Boas, presidente atual da SBCBM. Segundo ele, “isso é uma coisa positiva, que vem da auto-estima, da melhora da imagem, da necessidade de se sentir bem e de se inserir em coisas que antes não poderiam fazer”.

Em caso de dúvidas sobre a cirurgia bariátrica, fale conosco! Nossa equipe está á disposição para auxiliá-lo nesse momento de decisão.

Fonte: Cirurgia Bariátrica – vídeo SBCBM

2 respostas para “Cirurgia bariátrica: A segurança, o pós-operatório e outras dúvidas”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *