Pesquisar no Blog
Obesidade

Como saber se tenho obesidade?

A Obesidade é uma doença que instala-se aos poucos e, muitas vezes, as pessoas não percebem a gravidade e complicações que estão por vir. Aos poucos, a pessoa também vai se acostumando ao excesso de gordura corporal e só se atenta ao seu estado quando, de repente, uma roupa que antes servia já não serve mais ou quando a balança registra um peso corporal que ela jamais imaginou.

Nesse caso, a primeira coisa a se fazer é procurar um médico. Ele poderá realizar o diagnóstico correto, se existe realmente um sobrepeso instalado ou se a pessoa já possui obesidade e em qual grau ela se encontra.

Uma das formas de diagnóstico da Obesidade é o Cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC).  Calcule seu IMC, clicando neste link: http://www.clinicaconcon.com.br/cirurgia-bariatrica/calcule-seu-peso-ideal. Preencha seu peso e sua altura nos espaços em branco. A seguir, cheque o resultado com as categorias abaixo relacionadas.

Outras formas de avaliação da obesidade também podem ser utilizadas como complemento ao IMC, como a circunferência abdominal, que também é utilizada para avaliar o risco de doenças cardiovasculares ou a avaliação de composição corporal, que avalia com precisão a quantidade de água, gordura e músculos do corpo.

O tratamento da obesidade quando conta com a orientação de uma equipe multidisciplinar e, principalmente com o comprometimento do paciente, contribui para uma maior qualidade e quantidade de vida, diminuindo os riscos das doenças associadas à obesidade, como diabetes, hipertensão arterial, doenças respiratórias, entre outras.

Dessa forma, é importante estar atento à sua saúde e a de seus amigos e familiares. Quanto antes a obesidade for diagnosticada e tratada, melhor para a saúde do paciente. Atualmente existem diversos tratamentos para a obesidade, como clínico, endoscópico ou cirúrgico.

Caso esteja com sobrepeso ou obesidade, procure seu médico. Ele poderá lhe orientar sobre o melhor tratamento no seu caso.

 

2 respostas para “Como saber se tenho obesidade?”

    • Olá, Rubia, bom dia. O primeiro passo é agendar uma consulta para avaliação. Para agendar a consulta e saber detalhes sobre o procedimento e valores, pode entrar em contato com nossa equipe pelo telefone 19 38691222 ou email contato@clinicaconcon.com.br . Obrigada, Equipe GCBV / Clinica Concon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *