Pesquisar no Blog
Congresso

XXII Congresso Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica – Estivemos lá!

O  XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA BARIÁTRICA E METABÓLICA, ocorreu de 27 a 29 de outubro em Salvador e nossa equipe esteve representada pelo cirurgião Dr. Admar Concon Filho, pela nutricionista Célia Beleli, pela psicóloga Mariângela de Almeida e pela fisioterapeuta Fabiana Della Via, participando como convidados da programação científica do congresso.

Já no dia 25, Dr. Admar Concon Filho participou como instrutor do Curso Pré Congresso: ” Primeiro Curso de Endoscopia Bariátrica- IFEC”, com aulas teóricas e práticas. “Gastroplastia Endoscópica – Estado da arte” foi o tema de sua aula durante o curso.

Na sexta-feira, dia 28, a psicóloga Mariângela de Almeida Paolis participou como debatedora em uma mesa sobre Saúde mental e Cirurgia Bariátrica em idades extremas.

A nutricionista Célia Beleli, participou da programação científica no dia 28  com a aula: “Cálcio e Vitamina D. O que há de novo?” e também participou do lançamento do “Guia Brasileiro de Nutrição na Cirurgia Bariátrica e Metabólica” na qual participou como autora.

Durante o  Congresso foram homenageadas as nutricionistas pioneiras em Cirurgia Bariátrica no Brasil, entre elas a nutricionista Célia Beleli, que desde o ano 2000 atua com o acompanhamento nutricional a pacientes bariátricos.

A fisioterapeuta Fabiana Della Via apresentou durante o Congresso o trabalho focado em fisioterapia na Cirurgia bariátrica, com o título: “Comparação entre diferentes tempos para início da mobilização precoce em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica por videolaparoscopia”.

No sábado, 29, Dr. Admar Concon Filho participou como palestrante do Curso EBLS (Endoscopic Bariatric Life Support ) que reuniu convidados de diversas regiões do país em uma mesa redonda.  Dr. Admar abordou o tema “Tratamento Endoscópico das estenoses digestivas pós gastrectomia vertical”.

Promovido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), o evento é uma grande referência em atualização para os profissionais da área.

Segundo a SBCBM, cerca de 2.500 profissionais que atuam no tratamento cirúrgico da obesidade e das doenças metabólicas passaram pelo Centro de Convenções de Salvador, durante os três dias do XXII  Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. Cinco cursos, três simpósios e 220 palestras fizeram parte da programação, que contou com 15 convidados internacionais. Na programação estudos e temas mais atuais no que se refere ao tratamento para excesso de peso, entre eles a cirurgia robótica, cirurgia em extremos de idade (idosos e adolescentes), abordagens para acompanhamento nutricional,  condutas de saúde física e mental, como atender o paciente bariátrico que chega para uma emergência, entre outros temas. O Congresso também teve participação recorde de mulheres cirurgiãs,  endocrinologistas, profissionais de educação física, psicólogos, psiquiatras e nutricionistas.

Para nós, é sempre muito gratificante poder contribuir e compartilhar experiências e conhecimentos.

Confira, abaixo, momentos da participação de nossa equipe durante o Congresso:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *