Pesquisar no Blog
Dica da Nutri

Alimentação saudável na Páscoa. Será que dá para fazer?

A páscoa se aproxima, data que aproveitamos para reunir a família, distribuir chocolates e fazer aquele almoço especial.

Todos nós buscamos um estilo de vida mais saudável, portanto  o tradicional almoço de páscoa também pode ser uma oportunidade para apostarmos em uma refeição saudável e um menor consumo de chocolate.

Peixes, são sempre uma excelente opção, além de serem muito nutritivos, ricos em ômega 3 , ótimo para coração e cérebro. Faça opção por preparações assadas, grelhadas ao invés dos fritos.

Com relação aos vegetais, abuse dos diferentes tipos e cores.  Para os vegetais cozidos escolha brócolis, beterraba, ricos em anti oxidantes que melhoram nossa imunidade.

Para os  vegetais crus, são sempre uma  excelente opção refrescante para acompanhar o almoço. Crie combinações com folhas verdes, tomate, cebola, cenoura ralada. Tenho certeza que ficará ótima!!

E o nosso arroz branco?  Que tal substituir pelo integral ou 7 cereais? Essa última opção é uma delícia deixa um prato lindo, harmonioso e muito nutritivo, pela mistura de grãos na sua composição ,além de ser mais rico em fibras e minerais como ferro.

E chegamos ao tradicional e famoso chocolate ? Tem espaço para ele?

Claro que sim.  E que tal mantermos a quantidade equilibrada, moderada? Uma dica muito boa, é consumi-lo logo após a refeição, como sobremesa. 

Dessa maneira a quantidade será pequena  ,até porque acabamos de almoçar ,  e os efeitos desse açúcar do chocolate terão um menor impacto na absorção do mesmo. Isso porque a presença dos outros nutrientes da refeição (vegetais, folhas verdes , fibras ) farão com que a absorção desse açúcar não seja imediata, fazendo com que se consuma menos desse alimento.

E que tal acompanhar esse chocolate na sobremesa com aquele cafezinho? Você com certeza irá degustar mais e terá menos vontade de repetir grandes porções!!! 

Feliz Páscoa a todos!! 

 

Célia Beleli
Nutricionista do GCBV 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *