Pesquisar no Blog
Exames endoscópicos

Clínica Concon começa a fazer endoscopia e colonoscopia em crianças a partir dos dois anos

Área de exames foi totalmente reformulada e modernizada. Nova estrutura permite ampliar serviços com qualidade e segurança

A Clinica Concon, com mais de 70 anos de tradição em Valinhos, reestruturou e modernizou as instalações da área de exames de endoscopia e colonoscopia. Com a mudança, novos procedimentos passaram a ser feitos no local, entre eles, endoscopia e colonoscopia em crianças a partir dos dois anos de idade. O espaço conta, ainda, com uma sala privativa para preparo de colonoscopia, além de estrutura para procedimentos endoscópicos que, antes, eram feitos apenas em centro cirúrgico.

A reforma da área de exames foi a primeira etapa de uma reformulação que será feita gradativamente em toda a clínica. A área de exames conta com nova recepção, duas salas de exame e cinco salas de recuperação, com equipamentos modernos e profissionais experientes. “Nós também contamos com uma sala privativa para pacientes fazerem o preparo para colonoscopia na clínica. Algumas pessoas têm dificuldade com esse preparo em casa. Então, podem fazer de maneira assistida, com toda a privacidade”, explica o diretor da Clínica Concon, Admar Concon Filho.

Procedimentos endoscópicos para tratamento de obesidade e de refluxo, que antes eram em centro cirúrgico, também são feitos na clínica, com uma sala privativa para recuperação. “Temos estrutura completa para realizar a Endossutura Gástrica, o Stretta, o Barrx, o TIF e a colocação do balão intragástrico, com acompanhamento de médico anestesiologista e a mesma segurança de um centro cirúrgico, mas de maneira mais acolhedora”, afirma Concon.


Endoscopia e colonoscopia em crianças

Por exigir uma equipe médica especializada e uma estrutura adequada, os exames de endoscopia e colonoscopia em crianças não são realizados por todas as clínicas. Para poder atender também a esse público, a Clínica Concon agora conta com médico gastropediatra com especialidade em endoscopia digestiva, além de equipe anestésica (disponível para exames em crianças e adultos) para realizar sedação dos pacientes com segurança e tranquilidade.

De acordo com a gastropediatra Gabriela Souza Gomez, crianças costumam ter indicação para endoscopia e colonoscopia quando apresentam sintomas como dor abdominal recorrente, vômitos, dificuldade para se alimentar, engasgos frequentes, vômitos com sangue e sangramento nas fezes.

“As crianças podem ser acometidas por doença do refluxo, alergias alimentares, malformações do trato digestivo, doença inflamatória do intestino e pólipos. A endoscopia digestiva alta e colonoscopia são fundamentais no diagnóstico e tratamento dessas doenças”, explica. “Para a realização de colonoscopia, é necessária a limpeza do intestino. Com o objetivo de minimizar o desconforto e a desidratação, o preparo do intestino pode ser realizado na clínica”, completa.

A seguir, algumas imagens das novas instalações:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *